O que são Semijoias Finas? Vale a pena tê-las?

O charme dos acessórios têm o poder de transformar qualquer look, por isso é comum buscarmos uma variedade para transmitir nosso estilo e combinar com as mais diversas ocasiões.

Adquirir uma semijoia fina, é uma ótima opção para quem busca seguir as novas tendências do mercado de acessórios ou simplesmente gosta de adicionar novos itens à coleção, mas com a preocupação de ter uma peça de qualidade e que caiba no orçamento.

O que são semijoias?

Para ganhar o título, a peça precisa ter uma quantidade de metal nobre em sua confecção, ou seja, ela terá que ganhar uma camada do metal nobre, o que faz com que sua resistência e durabilidade aumentem consideravelmente.

No caso do ouro, por exemplo, é o chamado “banho de ouro”.

Isto faz com que a peça que recebeu o tratamento, se assemelhe muito com uma joia feita inteiramente com metais nobres.
As pedras adicionadas às semijoias são naturais, ou idênticas às naturais, como o caso da zircônia, réplica do diamante, feita em laboratório.

Vantagens das semijoias

As semijoias apresentam um elevado nível de qualidade e se assemelham muito às joias, com a vantagem de apresentarem preços mais acessíveis, permitindo escolher uma variedade maior de peças, pelo mesmo valor de apenas uma joia.

Além disso, elas oferecem alto grau de durabilidade, podendo ficar perfeitas por anos, se bem cuidadas.

Outro ponto positivo é que as semijoias finas são hipoalergênicas, ou seja, perfeitas para quem tem pele sensível, pois não dão alergia. Um produto hipoalergênico nada mais é do que um produto com baixo potencial de causar alergia.

No caso da semijoia, são peças que não possuem níquel (um material que além de extremamente alergênico, é cancerígeno).

Diferenças entre joias, semijoias e bijuterias

A principal diferença é o material utilizado para sua confecção, resultando também na variação de valores entre elas. Veja a imagem comparativa abaixo e entenda melhor as diferenças entre cada uma a seguir.

Joias

São confeccionadas a partir de metais nobres, como ouro maciço ou prata pura, de forma que o valor de venda seja elevado.

Muitas vezes ganha design exclusivo, o que agrega ainda mais valor à peça. As pedras utilizadas em sua confecção são preciosas.

Semijoias

Utilizam materiais nobres na camada visível da peça. A base é feita de material não nobre, garantindo custo mais acessível.

Geralmente desenvolvidas a partir de uma liga metálica, ganham revestimento de ródio, prata ou ouro. Assim, sua estrutura adquire maior durabilidade e a qualidade da peça aumenta consideravelmente, ficando esteticamente muito parecida com as joias.

Normalmente, são vendidas com garantia de 6 meses, enquanto as melhores lojas do ramo oferecem 1 ano de garantia.

Bijuterias

Essas são peças produzidas com materiais inferiores e ganham pouquíssimo banho de metais nobres, ou mesmo nenhum, dependendo do formato em que são feitas.

A camada fina de metal nobre, quando existente, é chamada de banho flash: é só um “susto” de metal nobre na peça.

Em outros casos, o acabamento é feito a partir de tinta dourada ou prateada para imitar visualmente o ouro e a prata.

Sua durabilidade é consideravelmente menor e a utilização de níquel em sua fabricação é comum, aumentando as chances de causar alergias. O custo da bijuteria é o mais baixo entre as três categorias e normalmente não é vendida com garantia.

 

Para ficar por dentro das principais tendências em semijoias finas do mercado, veja nossa coleção de semijoias finas, e confira a seleção especial de acessórios sofisticados e de alta qualidade disponibilizados por nós.

Tudo com 1 ano de garantia e a preocupação de oferecer um produto único, que corresponda ao seu estilo e com a seriedade de quem realmente entende do universo feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *